segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pense Magro- 9º dia- Escolha um plano de exercícios

Olá meninas!
Esta etapa do livro Pense Magro eu acredito ser uma das mais importantes.
Estou no grupo Boa Menina já há algum tempinho(2 meses), e só consegui começar a emagrecer quando aderi a atividade física, anteriormente eu não conseguia aderir a dieta, emagrecia pouco ou nada e logo voltava a engordar. Iniciei a  atividade física semana passada e sem a dieta emagreci 2kg, além de ter mais disposição para encarar a rotina corrida que tenho.


Os exercícios apresentam muitos benefícios segunda a autora:

- O exercício ajuda a aderir à dieta.
Fazer exercício físico significa dizer a si mesmo: “Estou determinado a emagrecer e ficar em forma. Estou disposto a assumir esse compromisso, mesmo começando devagar, estou determinado a alcançar o sucesso, de uma vez por todas”.
- O exercício pode ajudar a controlar o apetite.
Alguns fisiologistas acreditam que a prática regular de exercícios ajuda a regula o sistema de controle do apetite.
- O exercício melhora o humor e alivia o estresse.
Se você tem tendência de comer em resposta à ansiedade, frustração e outras emoções negativas, o exercício pode ser uma válvula de escape.
- O exercício queima calorias.
Durante os exercícios, seus músculos queimam calorias muito mais rápido que o normal.
Você também continua queimando calorias mais rapidamente depois do treinamento, enquanto seu corpo recupera e reconstrói seus músculos.
- O exercício preserva o tecido muscular.
Ao emagrecer, normalmente, você perde gordura e tecido muscular.
Como o exercício o ajuda a preservar o tecido muscular, sua perda de peso virá, em sua maior parte, da perda de gordura.
- O exercício promove a autoconfiança.
Na medida em que faz mais exercícios, você se sentirá melhor a respeito de si mesmo e de suas capacidades.
- O exercício faz você se sentir melhor fisicamente.
Quanto mais se movimenta, mais vai querer se movimentar.
Exercícios físicos regulares fortalecem pulmões, coração e outros músculos, e isso faz com que suas atividades diárias (arrumar a casa, carregar sacolas de compra) se tornem menos custosas, além de melhorar o sono, evita algumas doenças.

No livro a autora cita dois tipos de exercícios, os expontâneos (aproveitando as situações diárias para fazer exercícios) e os planejados (estipulando um horário para fazer exercícios específicos). Atualmente eu faço os dois, mas iniciei aumentando os exercícios expontâneos, comecei a todo os dias ir a pé para o trabalho, ao mercado,...
Depois iniciei a fase de adaptação, além desses exercícios comecei os planejados, 30 minutos todos os dias de caminhada.
Atualmente continuo com os exercícios expontâneos e aumentei para 40 minutos de exercícios diários com aquecimento e alongamento, intercalando bicicleta e simulador de caminhada.


DICA: Se você tem dificuldade para se motivar a fazer exercícios, peça a um amigo ou profissional da área,  para ficar ao seu lado nas sessões. É fácil diminuir a eficácia, pulando exercícios, mas é muito difícil quando se está com um amigo ou personal treiner. Seu técnico também pode trabalhar para ajudá-lo a superar suas dificuldades físicas e posturais.

Novo cartão de enfrentamento:
“Eu não deveria me questionar se quero fazer exercícios. Para emagrecer e não voltar a engordar, eu preciso fazer exercícios. Além disso, existem vários outros benefícios em se fazer exercícios. Posso estar fazendo tempestade em copo d'água. Vou conseguir”.


Boa semana a todas!


8 comentários:

Morgan Nascimento disse...

Olá, parabéns pelo seu blog!
Se você puder visite este blog:
http://morgannascimento.blogspot.com.br/
Obrigado pela atenção

Gih disse...

Dêzinha, que ótimo pensamento minha flor!!
Atividade Física aliada a Reeducação Alimentar, é uma arma e tento contra esses quilinhos a mais que por enquanto carregamos.
Com RA e AF sempre não há gordurinha que resista!!
bjos Gih♥

Ana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Kinha disse...

Realmente, os exercícios são parte fundamental de umprojeto de eliminação de gordura corporal. Adorei seu blofg e já estou seguindo. Também estou nessa luta contra o peso e pretendo passar sempre por aqui. Abraços!

Geeh Rodrigues disse...

Olá, Bom Dia.
Adorei seu blog, achei muito interessante.
Se não for pedir muito, você poderia me seguir, no meu blog?
Já estou te seguindo
Desde de já agradeço =)
Teh mais!!

Mona disse...

Dê, realmente os exercícios tem feito uma diferença por aqui, além do apoio de vcs!!!Ótima semana para vc!!Bj

Micheli disse...

Olá querida,te encontrei no grupo do face,parabens pelo seu esforço e seu progresso,a atividades fisica é muito importante para o emagrecimento.
Parabens
Bjus

Dêzinha disse...

Obrigada meninas!